segunda-feira, 12 de março de 2018

Hina Ningyo: purificação, proteção e arte

Fundação Japão promove exposição sobre bonecas do Dia das Meninas
Hina Ningyo

Exemplares de diferentes províncias japonesas, feitas de materiais como porcelana, papel ou tecido, poderão ser apreciados, de 13 de março a 28 de abril.

A Fundação Japão promove, a partir de 13 de março, a exposição Hina Ningyo: purificação, proteção e arte. Realizada em sua biblioteca, a mostra ficará aberta ao público até o dia 28 de abril, com entrada gratuita.

No mês de março, além de comemorarmos o Dia Internacional da Mulher, também no Japão é comemorado o Hinamatsuri, ou Dia das Meninas, celebrado sempre no dia 3.

Para comemorar a data, serão expostos diversos modelos de hina ningyo, bonecas feitas a partir de origami, washi-e e oshi-e, além das tradicionais, de porcelana.

Hinamatsuri - Festival das Bonecas ou Dia das Meninas

A cultura dos ningyos
No Japão, desde a antiguidade, os ningyos fazem parte da vida cotidiana. Eles representam não apenas um item de entretenimento e decoração, mas principalmente um artefato encantado, de veneração. Embora os ningyos tenham constantemente mudado sua forma ao longo das eras, o amor dos japoneses por eles continua intacto.

Os ningyos não são somente importantes como verdadeiras formas de arte, mas, sobretudo, como uma inestimável fonte de informação sobre costumes e tradições japonesas. Eles refletem as aspirações do povo japonês; ilustram eventos históricos e folclóricos, práticas e crenças; possuem distintos e variados atributos regionais; e representam tanto a vida cotidiana da nobreza como da população.
Hina Ningyo de origami

Hina Ningyo: purificação, proteção e arte
Data: 13 de março a 28 de abril de 2018
Local: Biblioteca da Fundação Japão em São Paulo

Horário para visitação:
• Terça a sexta, das 10h30 às 19h30
• Sábados, das 9h às 17h

Atividade cultural – Origami: Dobre seu Hina Ningyo
Sábado dia 14 e 28 de abril, das 14h às 16h

Endereço:
Av. Paulista, 52 – 3º andar | Bela Vista | São Paulo

Mais informações: (11) 3141-0110 | biblioteca@fjsp.org.br
Fonte: Fundação Japão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irashaimasse

Seja bem vindo